Chitãozinho & Xororó
Os irmãos José Lima Sobrinho e Durval de Lima mais conhecidos como Chitãozinho & Xororó é uma dupla brasileira de música sertaneja.
José Lima Sobrinho, nascido no dia 5 de maio de 1954 e Durval de Lima, nascido, no dia 30 de Setembro de 1957, ambos na cidade de Astorga.
Chitãozinho & Xororó são recordistas em vendas de discos no Brasil. Eles já venderam mais de 37 milhões de álbuns e já ganharam três prêmios Grammy Latino. A dupla é considerada como a dupla que abriu as portas nas rádios FM para a música sertaneja, em 1980.
A carreira teve inicio ainda jovens, o primeiro disco oficial foi no ano 1970, que tinha a canção “Galopeira”. Nos anos de 1970, ainda gravaram discos, sendo eles: A mais Jovem Dupla Sertaneja em 1972, Caminhos de minha Infância em 1974, Doce Amada em 1975 e A Força Jovem da Música Sertaneja em 1977. Em 1979, gravaram o disco 60 dias apaixonado. E foi em 1981 gravaram o disco Amante Amada, e conseguiu atingir a marca de 400 mil cópias vendidas. O reconhecimento do grande público veio em 1982 com a canção Fio de Cabelo, que vendeu mais de 1,5 milhão de cópias e abriu as portas das rádios FM´s para a música sertaneja. Em 1986, foram para TV começar a apresentar aos domingos o programa “Chitãozinho e Xororó Especial” no SBT, onde cantavam e recebiam convidados, nesse mesmo ano, participaram na Rede Globo do especial de Roberto Carlos onde cantaram junto com o Rei a canção “De coração pra coração”.
Gravaram o disco Tudo por Amor, no ano de 1993, lançado em português e espanhol. Devido ao grande sucesso a dupla conquistou em junho daquele ano o primeiro lugar do Hot Latin Singles, na parada norte-americana da revista Billboard. Entre os artistas brasileiros, só Roberto Carlos tinha conseguido.
Gravaram a canção Ela não vai mais chorar, para o disco Coração do Brasil com o cantor de música country Billy Ray Cyrus, no ano de 1994.
No ano de 1995, lançaram o evento Amigos, um show com as três principais duplas sertanejas do Brasil: Zezé di Camargo e Luciano, Leandro e Leonardo, juntamente com eles, Chitãozinho e Xororó. O show foi realizado em São Caetano do Sul e, com participação de mais de 100 mil pessoas.
No ano de 1999, apresentaram, o programa “Amigos e Amigos”, transmitido pela TV Globo, um especial em homenagem ao cantor Leandro com Zezé Di Camargo, Luciano e Leonardo.
No ano de 2000, a dupla completou 30 anos de carreira.
A dupla apresentou, em 2004, na TV Record, o programa Raízes do Campo, com convidados, e a famosa Roda de Viola gravada na chácara de Chitãozinho no interior de São Paulo. O programa ficou no ar até maio de 2005.
No ano de 2006, gravaram a guarânia “Arrasta uma Cadeira” com Roberto Carlos, música que foi sucesso nacional, levando-os mais uma vez ao programa de fim de ano do cantor.
No mês de dezembro do ano de 2008, Chitãozinho e Xororó se apresentaram no Show da Virada, da Rede Globo.
A dupla gravou, no ano de 2010 o CD e DVD “Chitãozinho e Xororó 40 Anos e a Nova Geração”, que faz parte da comemoração dos 40 anos de carreira da dupla. Que contou com a participação de várias duplas da nova geração do sertanejo, chamado universitário, como Jorge e Mateus, João Bosco e Vinícius, Guilherme e Santiago, Eduardo Costa, Luan Santana, Zé Henrique e Gabriel, entre outros.
Ainda nesse ano de 2010, gravaram mais um CD e DVD, “Chitãozinho e Xororó 40 Anos Entre Amigos”, ainda comemorando os seus 40 anos de carreira, e foi lançado em abril de 2011. Nesse DVD, reuniram os grandes nomes da música sertaneja como, Rio Negro e Solimões, Milionário e José Rico, Edson, Zezé de Camargo e Luciano, Cezar e Paulinho, Sérgio Reis, Bruno e Marrone, Gian e Giovanni, Leonardo, entre outros.
Em 2011, rodaram o Brasil com a turnê: 40 anos de carreira, passando por varias cidades brasileiras, apresentando o show, que fazia uma viagem no tempo com canções desde de 1970 até as atuais.
E no ano de 2014, foram contratados pelo SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) para apresentar a segunda temporada do Festival Sertanejo, programa esse, onde tentam descobrir a nova voz sertaneja. No mesmo ano, o álbum Do Tamanho do Nosso Amor – Ao Vivo foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Sertaneja.